Do you say anything about it?

Situação #1: você vai a um estabelecimento para comprar um copo de suco de laranja natural. A atendente tira da geladeira uma jarra com o suco, coloca no copo e dá para você. Sabendo que você pagou por um suco feito na hora, você diz alguma coisa?

Situação #2: você vai à panificadora e pede um sanduíche. A pessoa te atende bem mas você vê que ela prepara a sua comida sem luvas, atende outras pessoas ao mesmo tempo e a cada minuto abre o lixo com as mãos sem lavá-las. Sobre a falta de higiene da parte dela, você diz alguma coisa?

Situação #3: você vai ao supermercado e pede para a atendente alguns dos bolinhos e salgadinhos que estão do outro lado do balcão. Ela pega dois pacotes de papel para colocar os alimentos. Em vez de utilizar um pegador, ela abre o primeiro pacote com a própria mão sem utilizar uma luva e em seguida faz a mesma coisa com o outro pacote, só que dessa vez a mão e a metade do braço dela vão para dentro do pacote. Mesmo assim, utiliza um pegador para colocar os alimentos nos pacotes. Você diz alguma coisa?

Situação #4: você vai ao Subway e pede para o rapaz fazer aquele seu sanduíche preferido. Durante o preparo do sanduíche ele se incomoda com algumas moscas verdinhas, pega um pedaço de papelão e começa a matar as moscas na área onde ele estava preparando seu lanche e você ainda consegue ver as moscas mortas embaixo do papelão. Você diz alguma coisa?

Se isso for natural para você, você é uma pessoa feliz! Do contrário, se você pensa que senso comum existe na vida de muitos brasileiros, você está equivocado. Ela não existe! Os fatos descritos acima foram experiências que tenho tido no Brasil. Muitos são ignorantes porque vivem num mundo de ignorância. Ao contrários dos EUA que tiveram uma colonização de povoamento, o nosso Brasil teve uma colonização de exploração, e ela parece influenciar o país até hoje. Infelizmente podemos também estar contribuindo para a ignorância dessas pessoas porque às vezes somos preconceituosos, às vezes somos impacientes, às vezes somos gananciosos, às vezes fazemos muito pouco para orientá-las e às vezes usamos nossa ignorância contra elas. Então, como é que podemos escrever uma história diferente dessa que temos escrito?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s